Senado aprova programação monetária do governo referente aos quatro trimestres de 2015

Da Redação | 01/03/2016, 17h56

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) quatro projetos de decreto legislativo (PDS) referentes às programações monetárias trimestrais do governo federal no ano de 2015. Agora, os projetos terão de ser apreciados pela Câmara dos Deputados.

O PDS 2/2016 aprova a programação monetária do primeiro trimestre de 2015, que teve sua aprovação recomendada pelo relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Lindbergh também relatou, com voto favorável à aprovação, as programações do segundo (PDS 3/2016) e do terceiro trimestre (PDS 4/2016). Por sua vez, também na CAE, a relatora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi favorável à aprovação da programação monetária do quarto e último trimestre do ano passado (PDS 7/2016).

Em seus votos, Lindbergh afirma que as programações monetárias em questão foram compatíveis com a evolução do nível de atividade econômica e com a meta inflacionária e mostraram projeções tecnicamente consistentes. Já a senadora Gleisi Hoffmann diz em seu voto que o “Relatório sobre a programação monetária para o quarto trimestre e para o ano de 2015 mostra projeções consistentes. A expansão monetária projetada é menor que a ocorrida no bimestre julho/agosto, e é compatível com a meta de inflação, ainda que a taxa de inflação esteja flutuando em patamar acima do limite superior do intervalo de tolerância, nível que seria mais desejável”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)