Romário diz que esporte terá atenção especial do Senado em 2016

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/02/2016, 17h14

O senador Romário (PSB-RJ) fez nesta quarta-feira (24) um balanço da sua atuação e dos trabalhos da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em 2015, da qual é presidente. Ele também avaliou que em 2016 o esporte terá atenção especial no Senado, por ser o ano em que o Rio de Janeiro vai sediar os jogos Olímpicos.

Romário também citou o ciclo de debates realizado no ano passado pela CE para discutir o legado que as Olimpíadas deixarão para o país.

— Afinal, qual o destino daquelas bilionárias instalações? Há programa, nos três níveis de governo, para que os espaços sejam ocupados por atletas, jovens e a população em geral? De quem será a responsabilidade para contratar e conservar as modernas instalações olímpicas e paralímpicas — destacou o senador.

De acordo com Romário, a Comissão de Educação deve priorizar este ano projetos que valorizem o professor, protejam os alunos e melhorem a qualidade do ensino, apesar de reconhecer que os cortes no orçamento do setor devem dificultar a implementação de medidas nesse sentido.

Ele também ressaltou propostas sobre o esporte que tramitam no Congresso, como a que cria o Fundo Nacional do Legado Olímpico e Paralímpico (PLS 26/2015), de sua autoria, e o que exige a contratação de seguros para atletas e treinadores (PLS 531/2011), do senador Zezé Perrella (PDT/MG).

Romário disse ainda que vai continuar a sua luta na defesa das pessoas com deficiência, apoiando iniciativas, como a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada anualmente pelo Senado, e o seminário para discutir as doenças raras, que ocorrerá na quinta-feira (25), a partir das 8h, no auditório Nereu Ramos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)