Paim critica burocracia na distribuição de kits para detectar o zika vírus

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/02/2016, 15h32

O senador Paulo Paim (PT-RS) questionou nesta terça-feira (16) a burocracia que impede que o Ministério da Saúde distribua rapidamente os kits que permitem detectar o contágio por zika vírus, dengue e chicungunha.

Segundo o senador, o atraso pode prejudicar ainda mais a população que sofre com a explosão do número de casos dessas doenças.

— No meio da maior epidemia da doença no país, o atraso de kits chega a cinco meses. Isso não pode continuar. O Ministério da Saúde afirmou que a demora é decorrência de problemas de licitação. como diz o outro, vamos atropelar a burocracia. A vida e a saúde não podem esperar afirmou, em Plenário.

Paim aproveitou para elogiar a mutirão nacional ocorrido no último fim de semana com o objetivo de acabar com focos de proliferação do mosquito Aedes aegypit.

Ele, no entanto, chamou a atenção para a necessidade de inclusão de vários outros municípios que ficaram de fora da primeira etapa do mutirão nacional e que sofrem com problemas de falta de saneamento básico, o que facilita a multiplicação do mosquito.

O senador disse ainda que a epidemia de doenças como a dengue poderia ter sido evitada se todos os brasileiros tivessem tomado os devidos cuidados para impedir a proliferação do Aedes aegypit.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)