Veículos de Comunicação do Senado ganham novas logomarcas

Da Redação | 02/02/2016, 19h51 - ATUALIZADO EM 03/02/2016, 09h34

A Secretaria de Comunicação Social lançou nesta terça-feira (2) a nova identidade visual dos veículos de comunicação da Casa. Os logotipos da TV Senado, Agência Senado, Rádio Senado e Jornal do Senado contam agora com um símbolo gráfico unificado, que representa a proposta de uma comunicação integrada, com linha editorial única. Além disso, a sintonia entre as marcas tem como finalidade facilitar a identificação dos veículos como fontes oficiais do Senado Federal.

— As novas marcas são a expressão estética do que representa nossa atual situação, de uma comunicação única. Atualmente, todas as pautas são debatidas e analisadas ao final do dia por representantes de todas as equipes, assim não há dispersão editorial e o mesmo assunto que for manchete no jornal, será destaque na rádio, na agência e na TV — destacou a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Virgínia Galvez.

As marcas apresentam, agora, um símbolo que faz referência à arquitetura externa do Plenário da Casa e caracteriza uma onda de propagação das notícias. A escolha da tipografia respeita as normas institucionais de identidade visual do Senado, no entanto, as cores azul e cinza sofreram uma pequena adaptação.

— Alteramos um pouco as tonalidades das cores devido a necessidade de atender os diferentes tipos de mídias: vídeo, digital e impresso, mas todas essas novas matizes,  apesar de não estarem no manual, já constavam no nosso portfólio de marcas — explicou o designer Marcelo de Faria, da Coordenação de Publicidade e Marketing. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os também designers Leonardo Chaib, da TV Senado, e Priscilla Paz, da Secretaria Agência e Jornal.

A marca comemorativa dos 20 anos da TV Senado serviu como fonte de inspiração para o resultado.

— Inicialmente a ideia era apenas atualizar a marca da TV. No entanto, a diretoria solicitou uma marca única e nós acabamos por utilizar o primeiro conceito como impulso para expandirmos a marca a todos os veículos da Casa — explicou Chaib.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comunicação Rádio Senado TV Senado