Voos internacionais deverão ter comissário que fale português, segundo projeto que está na CCJ

Da Redação | 25/01/2016, 14h44

O senador Gladson Cameli (PP-AC) quer obrigar empresas aéreas a terem ao menos um comissário de bordo que fale português nos voos internacionais. Para isso, apresentou um projeto de lei (PLS 289/2015), que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.

Segundo o parlamentar, atualmente mais de 5 mil voos internacionais chegam mensalmente ao Brasil. Menos de 30% dos passageiros nestes voos são transportados por aéreas nacionais. "Enquanto nas empresas brasileiras é obrigatória a contratação de pilotos brasileiros e de pelo menos dois terços de comissários brasileiros, inexiste a obrigação nas aéreas estrangeiras de contratação de pessoal com domínio de língua portuguesa", afirma em sua justificativa

Além de facilitar a vida dos consumidores brasileiros, o parlamentar espera que a iniciativa tenha impacto direto também na segurança, visto que os profissionais poderão repassar as instruções - seja de procedimento rotineiro de emergência - em português.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)