José Medeiros pede atenção do governo para crescimento desordenado de garimpo

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2015, 17h32

O senador José Medeiros (PPS-MT) cobrou nesta quinta-feira (15) em Plenário a ação do governo federal para regulamentar o garimpo nas serras da Borda e Santa Bárbara, nas proximidades da cidade de Pontes e Lacerda (MT). De acordo com Medeiros, acontece por lá um fenômeno parecido ao de Serra Pelada (PA), com a chegada de brasileiros de todas as partes na busca do ouro.

Ele afirmou que, por enquanto, a economia do município está aquecida com o dinheiro vindo do garimpo. O senador disse temer, porém, que em breve a cidade não tenha como oferecer serviços públicos a todos os habitantes.

Professores

José Medeiros também homenageou os professores pelo dia 15 de outubro. Disse que os docentes devem ser reverenciados, uma vez que se dedicam à mais nobre das atividades profissionais.

Apesar disso, de acordo com ele, os profissionais não são valorizados e, por isso, muitos desistem da carreira ou nem pensam em segui-la. O senador cobrou melhores salários aos professores.

— Nosso desafio é, justamente, tornar essa profissão diretamente proporcional ao que ela representa, valorizando esse profissional, para que nossos professores, aqueles que vão cuidar do futuro do país não o façam como última tábua de salvação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)