Jorge Viana repudia tentativas de impeachment de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2015, 18h05

O senador Jorge Viana (PT-AC), repudiou hoje (15) o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, que classificou como tentativa de golpe parlamentarista. Ele alertou que os inconformados com o resultado da eleição presidencial de 2014 insistem em promover um “terceiro turno” que não considera cabível num regime presidencialista.

Ele avalia que o Supremo Tribunal Federal, ao rejeitar o rito de abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, contribuiu para desmascarar um esquema parlamentar montado por pessoas sem apego à Constituição.

— Não vale essa artimanha, esse jeitinho de tentar dar um golpe parlamentarista num regime presidencialista. O Supremo foi e deu uma martelada com aquele martelo da justiça. Golpe, não. Ilegalidade, não. Atalhos à Constituição, não.

O senador petista acrescentou que todos que têm compromisso com a ética se sentirão envergonhados se o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acolher o pedido de impeachment.

Jorge Viana ainda alertou para as consequências econômicas do impasse político. Ao citar notícias sobre a recessão que atinge quase todos os estados brasileiros, o senador atribuiu grande parte das dificuldades à crise política que leva os agentes econômicos a uma posição preventiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)