José Medeiros pede mais recursos do Pronaf para o Nordeste

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2015, 20h01

O senador José Medeiros (PPS-MT) defendeu mudanças nos critérios de distribuição dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele apresentou dados mostrando que os estados da Região Sul estariam recebendo mais dinheiro do que os do Nordeste, onde está o maior número de agricultores familiares do país.

De acordo com José Medeiros, entre 2000 e 2007, a média de recursos por estabelecimento de agricultura familiar no Rio Grande do Norte foi de R$ 895. Em Santa Catarina, por sua vez, chegou a R$ 10.086.

— A gente quer que Santa Catarina continue recebendo esse valor, mas que possa o Nordeste também ser melhor aquinhoado. Convenhamos que, como está, não é uma forma justa.

O senador do PPS informou ser relator de um projeto (PLS 8/2012) do senador Ciro Nogueira (PP-PI), em análise na Comissão de Assuntos Econômicos, que visa acabar com essas diferenças.

A proposta determina que as verbas do orçamento da União para o Pronaf devem ser distribuídas proporcionalmente ao número de estabelecimentos da agricultura familiar ou de empreendimentos familiares rurais com base nos dados do Censo Agropecuário oficial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)