Aproveitamento de água da chuva pode ser incentivado

Iara Guimarães Altafin | 25/08/2015, 12h03 - ATUALIZADO EM 25/08/2015, 14h00

Foi aprovado nesta terça-feira (25) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa, projeto do senador Donizete Nogueira (PT-TO) que visa incentivar o aproveitamento de água da chuva.

O PLS 326/2015 inclui entre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) o incentivo e a promoção da captação, preservação e aproveitamento de águas pluviais.

Com a medida, o senador quer evitar o agravamento da crise hídrica. Conforme afirma, cerca de 40% da população do planeta já enfrentam dificuldades de acesso à água. Ele cita estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, dando conta de que, até 2050, cerca de cinco bilhões de pessoas estarão em situação de estresse hídrico.

Além de problemas para o consumo humano, ele afirma que a falta de água será um fator limitante à produção agrícola e industrial.

Na opinião do parlamentar, é urgente melhorar a gestão dos recursos hídricos, estimulando práticas sustentáveis de utilização dos mananciais, redução de desperdício de água e captação da água da chuva.

O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresentou voto pela aprovação do projeto, com duas emendas de redação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
20h09 Crédito orçamentário: Congresso aprovou Projeto de Lei do Congresso 33/2017, que abre crédito no valor de R$ 6,3 bilhões em favor da Presidência da República e diversos ministérios.
19h26 Créditos orçamentários: Congresso aprova Projeto de Lei do Congresso 13/2017, que facilita o pagamento de emendas parlamentares e impede o contigenciamento do fundo partidário.
19h04 Congresso Nacional: Começou há pouco a sessão do Congresso Nacional para apreciar vetos presidenciais e projetos de lei.
Ver todas ›