Arthur Virgílio pede que Renan e Cunha liderem pressão para liberar empréstimos externos

Da Redação | 17/06/2015, 13h57

O prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio (PSDB), sugeriu aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que liderem uma "pressão democrática" visando à liberação pelo governo federal dos empréstimos externos às prefeituras.

A proposta de Arthur Virgílio é que os empréstimos passem a ser liberados a partir do ano que vem. O prefeito alega que esse é o prazo pretendido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para que a economia retome o crescimento.

- O próprio governo federal está recorrendo a esses empréstimos. É uma forma de movimentarmos a economia e garantirmos empregos - afirmou.

O prefeito acredita que sua proposta será positiva para o país, impedindo a paralisação da economia. Ele disse estranhar que todas as solicitações de empréstimos têm sido barradas pela equipe econômica já na fase inicial do processo, mesmo quando feitas por prefeituras com capacidade de endividamento e com o estabelecimento de taxas de juros baixas e prazos de pagamento e carência longos.

- Acredito que Levy seja um homem de bem. Será que nem ele acredita de fato que o país voltará a crescer em 2016?

Arthur Virgílio observou que sua cidade "sofre mais" com a crise, por terem caído muito as vendas de seu pólo industrial para o resto do país. Ele elogiou ainda a Frente Nacional de Prefeitos e os presidentes Renan e Cunha pela "lucidez política de focarem em propostas que "iniciem e terminem no Congresso Nacional".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)