Elmano Férrer quer mais atenção com idosos

Da Redação | 29/05/2015, 12h32

Diante do crescimento da expectativa de vida do brasileiro ao nascer, que saltou de 33 anos no início do século XX para quase 75 anos em 2013, o senador Elmano Férrer (PTB-PI) disse, nesta sexta-feira (29) em Plenário, que o governo precisa fazer uma reflexão sobre a situação dos idosos. Segundo ele, não faltam leis sobre o assunto, mas a precariedade da vida daqueles que têm 60 anos ou mais persiste.

De acordo com Elmano, o Estatuto do Idoso, a Política Nacional do Idoso, e a Política Nacional da Saúde do Idoso foram importantes conquistas sociais, mas cabe aos gestores federais, estaduais e municipais colocarem em prática políticas públicas que assegurem aquilo que está previsto na legislação.

— A ideia é que sobre esses marcos produzam-se políticas públicas regionais para que sejam articuladas e atuem de maneira integrada com o mesmo fim: a concretização dos direitos sociais do idoso no Brasil — disse.

O senador elencou alguns exemplos de políticas e ações sociais exitosas em garantir qualidade de vida para idosos. Duas deles estão em funcionamento em seu estado: a Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade Estadual do Piauí, que oferece cursos multidisciplinares sobre saúde, legislação, idiomas, entre outra atividades; e o programa “Terceira Idade em Ação”, da Universidade Federal do Piauí, que ministra cursos de extensão para a terceira idade.

— Precisamos lutar para fazer desses casos um exemplo, estendê-los como regra, para que nenhum idoso seja negligenciado em nosso país. É o compromisso do meu mandato — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)