CAE fará sabatina e votação de cinco indicados para o Cade na próxima terça-feira

Da Redação | 26/05/2015, 14h40

Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) terão mais uma semana para analisar e votar cinco indicações da presidente Dilma Rousseff para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nesta terça-feira (26), foram lidos os relatórios e concedida vista coletiva para que sabatina e votação sejam feitas no próximo dia 2. Todos as indicações receberam votos favoráveis por parte dos relatores.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destacou o fato de quatro dos indicados serem jovens e servidores públicos de carreira, aprovados por concurso público. Além disso, ressaltou, os cinco candidatos têm excelente formação profissional e experiência na área acadêmica.

— São indicações que ajudam a consolidar uma instituição como o Cade. É algo que precisa ser estimulado e é uma coisa muito boa para o Brasil afirmou.

Defesa da economia

É tarefa do Senado apreciar por voto secreto e após arguição pública indicações do Executivo ao Cade. O Conselho é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, cuja missão é zelar pela livre concorrência e atuar na repressão do abuso do poder econômico.

Cabe à entidade, por exemplo, decidir sobre fusões, aquisições e incorporações de grandes empresas, além de investigar a formação de cartéis e outras condutas consideradas nocivas à livre concorrência.


Os cincos indicados

Eduardo Frade Indicado para superintendente-geral. Tem 32 anos. Graduado em Direito e em Relações Internacionais, também atua na área acadêmica. Entrou no serviço público em 2006, por meio de concurso, na carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento. Atualmente, é superintendente-geral interino do Cade.
João Paulo Resende Indicado para conselheiro. Tem 35 anos. Formado em Administração Pública, é doutorando em Administração pela UFRJ. Pertence aos quadros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, desde 2006, admitido por concurso. Também é professor.
Paulo Burnier da Silveira Indicado para conselheiro. Tem 33 anos. Formado em Direito, é doutor pela Universidade de Paris. Exerceu advocacia privada no Brasil e na França e atuou como assessor internacional do CADE. Atualmente é professor do Departamento de Direito da UNB, cargo para o qual foi aprovado em 1º lugar.
Alexandre Cordeiro Macedo Indicado para conselheiro. Tem 38 anos. Formado em Economia e em Direito e mestre em Direito Constitucional. Ingressou no serviço público por concurso no STJ em 2004. Em 2006 tornou-se analista de Finanças e Controle da CGU. Já foi assessor do corregedor-geral da União e secretário-executivo do Ministério das Cidades. Também tem experiência na área acadêmica.
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt Indicada para conselheira. Tem 44 anos. Bacharel em Ciências Econômicas, é mestre e doutora em economia pela FGV. Atualmente é professora e economista do Itaú Asset. Mas já foi secretária-adjunta na área de defesa pela concorrência da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), gerente-geral de Assuntos Corporativos da Embratel e economista do Ibre/FGV.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)