Reguffe pede apoio a projeto que aumenta transparência nos gastos públicos
Da Redação e Da Rádio Senado | 14/05/2015, 16h17
O senador Reguffe (PDT-DF) quer aprimorar o processo de transparência nos gastos dos governos. Por isso, espera que o Congresso Nacional aprove seu Projeto de Lei que obriga a União, estados e municípios a colocar, na internet, o custo unitário de cada item de suas compras.
Ele explicou que o portal de transparência já informa ao cidadão quanto o governo federal, por exemplo, gastou com remédios e materiais de limpeza. No entanto, não especifica quanto custou cada tilenol, cada dipirona, cada sabonete ou cada detergente. Se a proposta do senador Reguffe virar lei, essas informações deverão estar disponíveis na internet.
— Isso é importante para que o cidadão possa acompanhar e fiscalizar o gasto de cada centavo de seu dinheiro e saber se o governo está gastando bem, ou gastando mal. É importante que o cidadão tenha esse direito de poder acompanhar o gasto do seu dinheiro, porque o dinheiro público é o dinheiro dos contribuintes desse país.
Reguffe também defendeu que seja liberado à população o acesso aos sistemas de acompanhamento ao orçamento da União, estados e municípios. No caso do governo federal, por exemplo, existe o Sistema Integrado de Administração Financeira, conhecido como Siafi, que é usado para registrar, acompanhar e controlar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: