Lídice da Mata defende Programa Educar para Transformar

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/03/2015, 18h23

O governo baiano lançou o Educar para Transformar, projeto com 5 metas essenciais para melhorar a qualidade de ensino no estado, disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

A primeira meta, que deve contar com o esforço dos governos municipais, estadual e federal, é o de alfabetizar todas as crianças baianas até, no máximo, os oito anos de idade.

Outra medida é a ampliação da rede de escolas em tempo integral, com a previsão de alcançar 300 instituições de ensino com essa carga horária.

Segundo Lídice da Mata, hoje apenas 56 colégios funcionam na Bahia em tempo integral e outros 5 devem ser criados em breve. Para ela, os jovens matriculados nessas escolas ficam mais longe da violência, que atinge especialmente os jovens.

A senadora lembrou que a Bahia é um dos estados com os piores desempenhos de estudantes no ensino médio, com alta evasão e repetências escolares.

Por isso, o Educar para Transformar pode mudar essa realidade e dar aos jovens as condições de ingressar no curso superior e de se inserirem no mercado de trabalho, afirmou Lídice da Mata.

— Sem educação, sem ter no centro da tarefa do governo o desafio de fazer a revolução da educação, nós não conseguiremos superar as dificuldades para o desenvolvimento que o nosso país tem. Até porque não se pode pensar em desenvolvimento de uma nação hoje sem pensar-se em investimento em ciência, tecnologia e inovação. E não se pode fazer ciência, tecnologia e inovação sem forte investimento em educação — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)