Capiberibe reafirma compromisso da CDH com os direitos das minorias

simone-franco | 18/03/2015, 15h11

O senador João Capiberibe (PSB-AP) assumiu novo mandato como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (18), lançando um desafio para o colegiado: responder a ataques aos direitos das minorias. Sua recondução ao posto — ocupado entre os anos de 2013 e 2014 — foi feita por aclamação.

— A CDH vai ter essa missão de debater, esclarecer e garantir os direitos das minorias que vivem em situação muito dramática. Queremos um país que tenha mais cordialidade e aceite a convivência com as diferenças — afirmou, observando, nos setores mais conservadores da sociedade, um recrudescimento das críticas aos costumes sociais.

Após reconhecer um viés preconceituoso na fundação da sociedade brasileira, Capiberibe considerou interessante — para o bem ou para o mal — o maior acesso ao pensamento das pessoas possibilitado pelas redes sociais.

— Ali elas descarregam, inclusive, a sua carga preconceituosa — constatou.

A dobradinha de Capiberibe com o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a comissão pela terceira vez, foi elogiada por diversos senadores. Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a trajetória de ambos na vida pública se identifica com a própria história dos direitos humanos no país.

— Nossa comissão não poderia ter representação melhor. Ela é a alma de qualquer Parlamento junto a todos os direitos inerentes à pessoa humana — declarou Randolfe.

A escolha de Capiberibe como vice da CDH também foi saudada pelos senadores Regina Sousa (PT-PI), Hélio José (PSD-DF) e Dário Berger (PMDB-SC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)