Suplicy destaca aumento do número de pessoas fora da situação de extrema pobreza

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/12/2014, 16h40

Ao mostrar os resultados recentes do balanço sobre o Programa Brasil Sem Miséria, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou que 22 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza nos últimos dois anos do governo da presidente Dilma Rousseff.

Ele também ressaltou que o Bolsa Família teve o benefício médio mensal aumentado 84% acima da inflação e mais de 1,37 milhão de famílias foram localizadas e incluídas na Busca Ativa para Cadastro Único, ação que promove a aproximação entre o cidadão e o Estado.

O parlamentar chamou a atenção para os dados referentes à inclusão produtiva urbana: 1,5 milhão de matrículas no Pronatec, 3,6 milhões de operações de microcrédito com beneficiários do Bolsa Família e 478 mil empresas e microempreendimentos geridos por beneficiários do Bolsa Família. Ele ainda citou dados de inclusão na área rural.

— A inclusão produtiva rural resultou em assistência técnica, recursos financeiros e insumos para 354 mil famílias, 750 mil cisternas instaladas desde o início do Plano Brasil Sem Miséria, 1,1 milhão de cisternas no governo Lula e no governo Dilma; e 88,1 mil cisternas de produção e outras tecnologias sociais entregues — registrou.

Ainda de acordo com Eduardo Suplicy, houve 66% de aumento dos recursos destinados à merenda escolar e 702 mil crianças do Bolsa Família foram matriculadas em creches. Além disso, a frequência à escola das crianças entre 6 e 14 anos foi quase o dobro entre os 5% mais pobres desde o início do programa.

O senador acrescentou que o núcleo da pobreza ainda é constituído por 71% de negros, a maioria moradores do Nordeste, sendo 40% deles crianças e adolescentes de até 14 anos.

Suplicy anunciou que retomará o tema na sessão desta quarta-feira (17), quando deve se despedir do mandato no Senado, após 24 anos como senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Eduardo Suplicy