Kaká Andrade faz um apelo aos jovens por participação na política

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/10/2014, 16h56

O Brasil precisa de mais jovens na política, disse o senador Kaká Andrade (PDT-SE), ao lembrar que pessoas de 16 a 33 anos de idade compõem 33% do eleitorado, ou 45 milhões de eleitores. Porém, apenas 14% dos candidatos tinham até 33 anos.

O senador citou pesquisas que apontam para o descrédito dos jovens na política, como a que revela que 59% deles acham que seria melhor se não houvesse partidos, 75%  não confiam nos parlamentares, 35% não confiam na Presidência da República e 59% não confiam na Justiça. Apenas 2%  identificam o Estado como meio de melhorar suas vidas.

Mas apesar desses números, Kaká disse que as pesquisas mostram também que 80% reconhecem o papel determinante da política no cotidiano nacional e 70% acreditam que o voto pode transformar o país.

E mesmo reconhecendo que a política tem se preocupado com a juventude — com a promulgação da emenda que reconheceu os direitos dos jovens, com a formação da frente parlamentar em defesa da juventude e com a aprovação do Estatuto da Juventude — o senador pediu  que os políticos falem mais a linguagem dos jovens.  Kaká Andrade pediu também aos jovens que se engajem na política:

— É vital para a democracia brasileira que a juventude se engaje, discuta e participe. Convoco, portanto, os 45 milhões de jovens eleitores a darem o primeiro passo e comparecerem maciçamente às urnas no próximo dia 26 e a exercerem o seu direito livre e soberano de escolherem de forma e consciente e desprovida de qualquer preconceito o futuro presidente da nossa pátria — conclamou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)