CRE deverá promover debates a partir de março sobre cenário internacional

Marcos Magalhães | 28/02/2013, 11h30

O novo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), pretende dar início, ainda no mês de março, a um ciclo de debates sobre o cenário internacional, com a participação de acadêmicos e diplomatas. O anúncio foi feito pelo senador logo após a abertura da segunda reunião ordinária deste ano da comissão, realizada nesta quinta-feira (28).

Entre os temas que o presidente da comissão pretende levar a debate está uma avaliação dos resultados obtidos pelo Brasil após duas décadas de abertura comercial. Ele considera oportuno discutir a evolução do comércio externo brasileiro ao longo do período. Como recordou o senador, a situação internacional mudou desde então. Se havia 70 acordos regionais de comércio em 1990, agora existem cerca de 300.

- A Rodada Doha, lançada em 2001 pela Organização Mundial de Comércio, está paralisada. Acaba de ser lançada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a proposta de acordo entre os EUA e a União Europeia, chamada de parceria transatlântica. Também está em debate uma parceria na região do Oceano Pacífico. Qual seria o impacto desses acordos para o Brasil e sua aliança preferencial com o Mercosul? – questionou Ferraço.

O senador defendeu ainda a presença anual no Congresso Nacional da pessoa que ocupa a Presidência da República para, como se faz nos Estados Unidos, se promover um amplo debate sobre a situação do país e suas perspectivas para o ano que se inicia.

Cuba

Por falta de quórum, não chegaram a ser apreciados três requerimentos, apresentados pelos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR), relativos à recente visita ao Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez.

Por meio dos requerimentos, os senadores pedem a presença no Senado, para prestar esclarecimentos sobre incidentes ocorridos durante a visita, do embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez; do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota; e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os requerimentos deverão estar na pauta da próxima reunião da comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: