Tuma destaca discurso de recepção a Raimundo Carreiro no TCU

Da Redação | 15/03/2007, 18h17

Após saudar a nova secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, e a posse de seu antecessor no cargo, Raimundo Carreiro, como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Romeu Tuma (PFL-SP) leu trechos do discurso de recepção ao novo membro da instituição pelo também ministro Marcos Vinicios Vilaça, integrante da Academia Brasileira de Letras.

- Aqui não é lugar para descanso, nem deve ser moradia para a vagareza - alertou Marcos Vilaça.

Tuma se disse encantado pelo discurso - "uma aula sobre o funcionamento do TCU" -, repleto de citações literárias. Ao antecipar os desafios a serem enfrentados por Raimundo Carreiro no exercício do cargo, o ministro-acadêmico Marcos Vilaça comparou a Corte de contas a um lugar de provações, mas, ao mesmo tempo, a considerou um posto honroso e observatório precioso da res publica (República, em latim).

Alagoas

Em seguida, Romeu Tuma revelou sua convicção de que o governo federal irá atender às reivindicações do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e do ex-senador e atual governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, por apoio no combate à violência no estado. O Ministério da Justiça já decidiu pela criação de um Gabinete de Gestão Integrada, composto por forças federais e estaduais, encarregado de avaliar a necessidade de a Força Nacional de Segurança atuar na repressão à criminalidade no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: