Aprovada indicação de novo embaixador para a Romênia

Da Redação | 15/03/2007, 12h51

O futuro embaixador brasileiro em Bucareste, Vitor Candido Paim Gobato, assumirá o posto, como ele mesmo definiu, em uma Romênia "diferente", após o seu ingresso na União Européia, a partir de janeiro deste ano. A indicação do embaixador recebeu nesta quinta-feira (15) parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e será agora examinada em Plenário.

- Temos um bom momento no relacionamento bilateral, mas não deixa de ser um desafio a missão de aperfeiçoar esse relacionamento, no momento em que a Romênia passa a integrar a União Européia - afirmou Gobato.

Segundo o embaixador, 32 bilhões de euros, provenientes de fundos europeus, serão destinados ao longo dos próximos sete anos à Romênia. Com essa medida, já praticada após a adesão à União Européia de países como Portugal e Espanha, procura-se reduzir as desigualdades entre os novos e os antigos sócios do organismo continental.

Um acordo de cooperação econômica entre o Brasil e a Romênia já está negociado, segundo adiantou o embaixador. Quando for implementado, o acordo permitirá maior intercâmbio em áreas como a de produção de etanol. Existe ainda uma proposta, como adiantou Gobato, de se fazer do porto de Constança, na Romênia, um centro distribuidor de produtos brasileiros no leste europeu.

A balança comercial bilateral tem sido amplamente favorável ao Brasil nos últimos anos. Em 2005, as exportações brasileiras para a Romênia alcançaram US$ 300 milhões, enquanto as importações limitaram-se a US$ 16,2 milhões.

Durante a reunião, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) demonstrou preocupação com o fato de a maior parte das exportações brasileiras serem de produtos primários. Em resposta, o embaixador indicado disse que o longo período de permanência da Romênia no antigo bloco soviético - do fim da Segunda Guerra Mundial até 1989 - teria afetado a confiança dos empresários brasileiros.

A mensagem de indicação do embaixador teve como relator ad hoc o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Ainda durante a reunião, foi aprovado requerimento do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) para a realização de audiência pública sobre relatório do Grupo de Trabalho da Amazônia, composto por representantes de diversos órgãos do governo. O documento aponta riscos de "dominação estrangeira" na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: