Cristovam Buarque critica promoção automática nas escolas

Da Redação | 08/03/2007, 15h55

 O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou nesta quinta-feira (8) o sistema de promoção automática aplicado nas escolas brasileiras, por meio do qual os alunos são aprovados automaticamente de um ano letivo para o seguinte. Para ele, "o verdadeiro incentivo é uma escola de qualidade, que faça a criança gostar de estudar".

- Isso [a promoção automática] faz parte de uma lógica brasileira, qual seja, a de esconder o problema - declarou o parlamentar.

Cristovam comparou a promoção automática ao mecanismo da correção monetária. Ele argumentou que, em vez de combater a inflação, o que se fazia antes era escondê-la por meio daquele mecanismo.

- E, ao fazer isso, a inflação acabou se perpetuando por muitos anos - frisou ele, acrescentando que "o vale-transporte e o vale-alimentação estão inseridos nessa mesma lógica de esconder o problema, que, neste caso, são os baixos salários".

O senador disse ainda que o programa Bolsa-Família é uma forma de esconder o desemprego. Ele ressaltou que não é contra o vale-transporte, o vale-alimentação e o Bolsa-Família, observando, apenas, que "eles não resolvem a questão".

- A promoção automática é uma forma de crime contra a educação e a própria criança, que é enganada - afirmou ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: