Efraim Morais critica ajuda do governo à vítimas de expropriação de terras na Bolívia

Da Redação | 07/03/2007, 20h03

Em discurso dado como lido nesta quarta-feira (7), o senador Efraim Morais (PFL-PB) criticou a decisão do governo federal, de enviar recursos da ordem de R$ 20 milhões para "prestar assistência na implantação da reforma agrária do governo boliviano". A ajuda foi autorizada por meio de medida provisória (MP 354/2006). A justificativa da medida, segundo o senador, é a de indenizar brasileiros que tinham terras na Bolívia, uma vez que o governo de Evo Morales cassou todos os títulos de posse agrária detidos por estrangeiros.

O senador salientou ainda que os recursos da MP 354 são maiores do que os destinados ao programa Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semi-Árido, voltado ao Nordeste, e quatro vezes maiores do que o orçamento do programa Paz no Campo, destinado a financiar o treinamento de mediadores de conflitos no campo e a criação de ouvidorias agrárias.

- O que tem de tão especial essa medida provisória? É que ela, em total desafio às verdadeiras urgências nacionais, em escárnio ao significativo volume de recursos que vêm sendo negados ou contingenciados para a área da segurança pública, tem como destino a Bolívia, não o Brasil - afirmou Efraim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: