PFL só vota LDO no final de julho, diz Heráclito

Da Redação | 06/07/2005, 00h00

O PFL decidiu votar apenas na última semana de julho o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006, segundo informou nesta quarta-feira (6) o senador Heráclito Fortes (PFL-PI). Ao participar de reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), ele disse que a decisão foi motivada pela possibilidade de descumprimento, por parte do governo, de um acordo firmado com a oposição para manter o Congresso em funcionamento durante o recesso de julho.

- Nossa decisão é política e clara. O país está vivendo uma das maiores crises de sua história. E é preciso que o Congresso Nacional fique aberto para que apure as responsabilidades pelo que está acontecendo. A sociedade não irá entender a aprovação da LDO e o recesso do Congresso - justificou o parlamentar.

Heráclito informou ainda que a posição do PFL pode ser revista desde que o governo opte, por exemplo, pela auto-convocação do Congresso, que seria uma garantia efetiva de continuidade dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito que investiga denúncias de irregularidades na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

O presidente da CMO, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), marcou para as 18h uma nova tentativa de votação do substitutivo do deputado Gilmar Machado (PT-MG) ao projeto da LDO.

Ao final da  reunião, o deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) disse que ainda não houve proposta do governo para atender às reivindicações da bancada ruralista. Os parlamentares ligados ao setor rural também querem o adiamento da votação da LDO até que seus pleitos sejam atendidos.

Votação da LDO deve estender-se até o final do mês, diz Agripino

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: