Heloísa Helena pede que Congresso exerça sua função de fiscalizar execução orçamentária
Da Redação | 20/05/2005, 00h00
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) conclamou os congressistas a fiscalizarem a execução do Orçamento Geral da União. Para ela, não é possível que se continue a aceitar que o governo libere os recursos previstos no Orçamento de acordo com as conveniências políticas do momento.
- Na verdade, o Congresso não aprova o Orçamento. O Executivo apenas permite que garimpemos alguns recursos para nossas prioridades sociais. Mesmo assim, eles não são liberados, porque o governo conta com nossa cumplicidade em não fiscalizar - destacou.
Heloísa chamou a atenção para o fato de que, em um país como o Brasil, onde 0,005% das famílias detêm 40% da renda nacional, não se pode esperar a economia crescer para distribuir renda. Ao contrário, em sua opinião, é preciso distribuir riqueza para fazer a economia crescer.
Para Heloísa Helena, mesmo sem mudar a política econômica que privilegia juros altos e pagamento de dividendos a banqueiros, seria possível fazer mais pelas camadas carentes da população se, ao menos, o governo cumprisse as prioridades sociais previstas no Orçamento e proporcionasse a essas pessoas um maior acesso a políticas públicas de educação e saúde.
- Isso também representa distribuir renda - destacou a senadora por Alagoas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: