Vírus tem mais de 200 tipos

Da Redação | 02/08/2011, 00h00

Existem mais de 200 tipos de HPV, vírus que causa lesões de pele ou mucosa. Mas, na maioria das vezes, as lesões têm crescimento limitado e regridem espontaneamente. As lesões podem ser verrugas ou evoluírem para um câncer. Nos homens, as regiões afetadas são geralmente o pênis e o ânus. Nas mulheres, a vagina, a vulva, o ânus e o colo do útero.


Os vírus HPV com alto risco de câncer são os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros. Já os tipos 6 e 11 são os tipos benignos, responsáveis por causar as verrugas genitais. 

A principal forma de transmissão do HPV é a relação sexual. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o filho na hora do parto. Por isso, entre as maneiras de prevenção contra o vírus estão o uso de preservativos e a vacina.

Contudo, mesmo que a mulher seja vacinada contra o HPV, ela deve continuar fazendo o exame preventivo, conhecido como papanicolau. Isso porque a vacina não combate absolutamente todos os tipos do HPV com alto risco de câncer. E o vírus pode ficar latente no organismo por muitos anos antes de causar um câncer. Caso a lesão seja detectada em estágio inicial, o câncer de colo de útero é 100% curável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)