Como funcionam os centros de atendimento

Da Redação | 01/12/2008, 00h00

Os centros voltados para o atendimento a crianças e adolescentes (Capsi) funcionam de 8h às 18h, em dois turnos, de segunda a sexta-feira, e podem oferecer atendimento até às 21h. Conheça as atividades incluídas na assistência prestada pelo Capsi:

- atendimento individual (medicamentos, psicoterapia, orientação, entre outros); 

- atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros);

- atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio;

- visitas e atendimentos domiciliares;

- atendimento à família;

- atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social;

- desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça;

- os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebem uma refeição diária, os assistidos em dois turnos (8 horas) recebem duas refeições diárias.
A equipe técnica do Capsi é composta por:

- médicos psiquiatras, ou neurologista ou pediatra com formação em saúde
mental;

- enfermeiros;

- profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais:
psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico;

- profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)