Senado disponibiliza Portal ­ de Transparência da Copa

Da Redação | 29/11/2011, 00h00

Para facilitar o controle dos gastos com obras da Copa do Mundo de 2014, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado lançou, em julho, o Portal de Transparência da Copa (veja quadro Saiba Mais). Acessível a qualquer cidadão, a ferramenta permite acompanhar todo o processo, da licitação até a execução, das obras realizadas com recursos federais.

Desenvolvido pela Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen), a página tem o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais de contas dos estados e municípios envolvidos com a organização da Copa de 2014.

O portal é alimentado pelos gestores públicos dos contratos nos estados e municípios que serão sede do Mundial. A atualização é feita mensalmente com informações enviadas pelas empresas contratadas. Os recursos só são liberados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social se os dados estiverem atualizados

Mais informação

O Senado também mantém, na internet, o seu Portal da Transparência. Lançado em 2009, traz dados sobre a gestão administrativa e a execução orçamentária da Casa. Nele, o cidadão pode conferir ainda a prestação de contas das verbas indenizatórias de cada senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)