Existem quatro tipos de vírus da dengue, que, transmitidos pela picada do mosquito Aedes Aegypti, provocam no ser humano as mesmas manifestações — sintomas da dengue clássica ou da dengue hemorrágica, podendo até não apresentar nenhum sintoma. Cada um dos vírus imuniza a pessoa contra ele, podendo, portando, uma pessoa contrair a dengue por um número máximo de quatro vezes. Veja os diferentes sintomas da doença, de acordo com o Ministério da Saúde:

- Dengue clássica: manifestação mais comum da doença, não apresenta complicações. O paciente apresenta sintomas como febre alta (39º a 40º) de início repentino, seguida de dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, náuseas e vômitos. É frequente o aparecimento, de 3 a 4 dias após o início da febre, de manchas vermelhas na pele.

- Dengue hemorrágica: seus principais sinais ocorrem entre o 3º ou 4º dia após o início dos sintomas, quando a febre cede. Aparecem então sangramentos espontâneos, manchas arroxeadas na pele (que evidenciam fragilidade dos vasos sanguíneos), fortes dores abdominais e queda de pressão. Alguns sinais da dengue hemorrágica só podem ser detectados por exames laboratoriais, como a queda da quantidade de plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue).


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin