Cuidados devem começar antes da gestação

Da Redação | 03/04/2012, 00h00

Além dos exames pré-natais, a mulher deve adotar precauções antes de engravidar, como se vacinar contra algumas doenças. A rede pública oferece a vacina dupla viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A rubéola, por exemplo, é uma doença infecciosa, sem grandes consequências para crianças e adultos, mas potencialmente grave em gestantes, pois pode causar malformação no feto.

O Ministério da Saúde também recomenda que a mulher tome comprimidos de ácido fólico três meses antes de engravidar. A intenção é evitar malformação da medula óssea e da meninge, membrana que reveste e protege parte do cérebro.

Quem deseja engravidar também precisa alimentar-se de forma saudável, evitando gorduras, produtos industrializados, bebidas alcoólicas e fumo. Deve tomar cuidado, no entanto, com alimentos crus, pois oferecem risco de contaminação por toxoplasma, parasita que pode causar aborto ou malformação no feto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda não comer carnes cruas ou malpassadas e deixar hortaliças de molho em água clorada (veja Saiba Mais).

O ministério alerta ainda para o uso de produtos cosméticos. Cremes com ácido retinoico e vitamina A, por exemplo, devem ser evitados por quem está tentando engravidar. Escova progressiva, alisamentos e tinturas também devem ser evitados, pois contêm produtos tóxicos nas fórmulas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)