Siga Brasil facilita acesso aos dados e permite comparação

Da Redação | 23/03/2010, 00h00

O Siga Brasil, ferramenta do Senado que permite acesso direto aos dados do Siafi ¿ sistema usado pelo governo federal para administrar seu orçamento e realizar seus pagamentos ¿, lançou esta semana consulta exclusiva sobre os repasses de royalties do petróleo e participação especial aos estados e aos municípios.


¿ Esse acesso simplificado é mais uma contribuição do Senado para dar transparência aos gastos federais ¿ afirmou o consultor Orlando Cavalcante Neto, um dos responsáveis pela gestão do Siga Brasil.

No endereço www.sigabrasil.gov.br, basta acessar, no menu à direita da página, o item "estados e municípios". O usuário deve selecionar a aba de execução orçamentária e o ano, tanto para localizar os recursos que vão para os estados quanto para os municípios. Em seguida, deve acessar na lista o item "royalties do petróleo", localizado acima de "transferências constitucionais".

O sistema permite comparar os repasses aos municípios de um determinado estado, bastando selecionar apenas um deles. Para isso, o usuário deve selecionar o município. O Siga exibirá os dados no alto da tela e, abaixo, a relação de todos os demais municípios do estado que recebem royalties e participação especial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)