Notícias do Senado está entre principais páginas da área federal

Da Redação | 14/10/2014, 00h00

Todo dia, quatro pessoas fazem a “remixagem”, para as redes sociais, das matérias veiculadas pela Agência Senado e pelo Jornal do Senado.

 

— É um desafio diário divulgar informações formais e técnicas com linguagem que desperte o interesse do internauta, buscando o caráter educativo e de serviço ao cidadão — explica a coordenadora da equipe, Silvia Gomide.

 

A página “Notícias do Senado”, no Twitter e no Facebook, figura entre as principais da área federal. Com início em maio de 2009 no Twitter, possui 120 mil seguidores. O canal destaca as atividades oficiais da Casa, com prioridade para os resultados de votações.

 

A mesma linha é seguida no Facebook. Lançada em 2010, a página registrava cerca de mil seguidores no espaço de um ano. Agora, são 180 mil.

 

O alcance social no Facebook, que inclui curtidas, compartilhamentos e comentários, foi de mais de 7 milhões de pessoas nos oito meses iniciais de 2014. O post que exibiu vídeo do Batman desmentindo a aprovação da bolsa-prostituta — notícia falsa que circulou pela rede durante meses — alcançou quase 3 milhões de pessoas.

 

O interesse dos internautas pelo desmentido de notícias falsas sobre o Senado ocupa o segundo lugar nos temas campeões, de acordo com Silvia Gomide. Só perde para os que tratam do porte de armas e segurança pública.

 

A coordenadora diz que chama bastante a atenção dos conectados o selo “É Lei”, que trata da legislação em vigência. A postagem sobre quem tem direito legal de reivindicar pensão alimentícia, por exemplo, alcançou 260 mil pessoas e continua sendo replicada.

 

Os comentários obtidos por meio das duas redes geram informações que alimentam pautas da Agência e do Jornal.

 

A meta, conforme a coordenadora, é fazer com que esse retorno do cidadão chegue diretamente aos parlamentares.

 

Além disso, textos mais leves e projetos especiais como o Orçamento Fácil estão sendo trabalhados pelo Tumblr. Outras redes sociais foram integradas a determinados setores. O banco de imagens do Senado, por exemplo, está no Flickr e o serviço multimídia, no YouTube.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)