Como fazer parte do Conseg, o Conselho Comunitário

Da Redação | 20/03/2006, 00h00

Uma das formas de cobrar o direito à segurança e assumir a responsabilidade prevista na Constituição é participar do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do seu bairro ou município, composto por cidadãos e líderes comunitários que se reúnem voluntariamente para analisar, propor, planejar e acompanhar as ações para solução dos problemas de segurança da comunidade. O Conseg também pode desenvolver campanhas educativas e promover o entendimento e a cooperação com os órgãos de segurança.

Cada Conseg deve ter também integrantes ligados aos órgãos públicos de segurança como, por exemplo, um representante da Secretaria de Segurança Pública ou da polícia civil ou militar.

Com o auxílio do Conseg, a ação da polícia poderá ser mais efetiva, pois não só orientará os cidadãos e as comunidades a ajudarem a si mesmos, como contará com a colaboração deles.

Cada estado da Federação tem regras próprias em relação aos Consegs. Procure a Secretaria de Segurança ou órgão equivalente do seu estado ou município e se informe sobre como e onde estão funcionando os conselhos. Caso ainda não exista Conseg no seu bairro ou município, talvez seja hora de criar um, não acha?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)