RPG reduz dor de forma rápida e definitiva, revela estudo

Da Redação | 03/11/2008, 00h00



Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a RPG reduz com mais rapidez e de forma definitiva a dor nas costas, geralmente causada pela má postura, se comparada à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. 

"A RPG procura corrigir a postura e exercitar todos os grupos musculares, em vez de tratar somente a dor localizada", explica o fisioterapeuta Sandro Rogério dos Santos, autor de um estudo que avaliou 40 pacientes com dor lombar crônica. De acordo com a pesquisa, 70% das pessoas tratadas com a RPG relataram diminuição da dor após a décima sessão, enquanto apenas 40% dos pacientes submetidos à fisioterapia convencional conseguiram resultado semelhante.

Sandro analisa ainda que as mulheres podem se adaptar melhor à RPG. O tratamento exige que o paciente se mantenha imóvel na postura correta para disciplinar o corpo e o fisioterapeuta fica ao lado, corrigindo qualquer pequeno desvio da postura original. "As mulheres se dão muito melhor. Elas se abrem mais e o tratamento evolui mais depressa", afirma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)