Comunicação entre parlamentares e cidadãos passou a ser direta

Da Redação | 04/10/2010, 00h00

O uso das redes sociais pelos senadores é um caminho sem volta, na avaliação de Valter Pereira (PMDB-MS). Antes desses instrumentos, lembra ele, havia uma grande dificuldade de comunicação entre o eleitor e o político. 

— Os veículos de comunicação nem sempre abrem espaço para a divulgação das atividades parlamentares. Eles têm uma linha editorial própria, atendem interesses comerciais — diz, ao explicar os empecilhos que encontrava para veicular seu trabalho.

Com as redes sociais, Valter Pereira considera que o parlamentar tem um meio de interação com o cidadão "sem filtro, sem censura e sem a submissão aos interesses da grande mídia". Ele aponta ainda como a evolução dos meios de comunicação melhorou a divulgação do seu trabalho. 

— Quando fui deputado estadual entre os anos de 1975 e 1979, só dispunha de um aparelho de telex, que era uma grande novidade usada pela maioria dos parlamentares. Por ele eu enviava os releases das minhas atividades e também produzia um jornal, que eram os únicos meios para informar o meu eleitor — conta.

Atualmente, ressalta, o eleitor só não sabe o que o parlamentar está fazendo se não quiser. Ele avalia ainda que o político que não fizer uso desses novos instrumentos "vai ficar para trás". Participando do Twitter desde 2009, Valter Pereira alerta para a defasagem de quem insiste em não ter intimidade com o computador. 

— Esse está pronto para ingressar no museu — sentencia, dizendo que em breve voltará a alimentar seu Twitter e seu blog. 

A interrupção nas atualizações que faz nas redes sociais, justifica, aconteceu por ter preferido silenciar sobre fatos políticos regionais e por ter assumido a relatoria do projeto de novo Código de Processo Civil (CPC). Ele destaca que gosta de atuar pessoalmente no Twitter e no blog. 

— Acho que assim há mais emoção e credibilidade. Sinto mais a presença do cidadão — comenta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)