Recilagem

Da Redação | 29/03/2004, 00h00

 

Baterias e pilhas

Os metais pesados zinco, mercúrio, cádmio e chumbo são aproveitados para a retirada de pigmentos usados pela indústria de vidro e pisos cerâmicos.

Alumínio

É o produto mais reciclado no Brasil, com a ajuda dos catadores. Na natureza, leva 200 anos para se decompor. Reciclado, vira outra latinha.

Pneus

Podem ser utilizados inteiros, como combustível em fornos de cimento e em usinas termelétricas. Cortados e processados, viram borracha pulverizada ou granulada.

Embalagens longa-vida

Feitas com papel cartão, polietileno e alumínio, podem ser reaproveitadas para a produção de telhas e papel ondulado, para embalagens.

Tubos de pasta de dente

Feitos com polietileno de baixa densidade, podem ser reaproveitados na produção de itens para a construção civil e na fabricação de objetos.

Lixo orgânico

Os restos de alimentos e plantas podem ser transformados em adubo (compostagem) ou utilizados como fonte de energia nas termelétricas.

Garrafas PET

Recicladas, se transformam em fibras de poliéster, que podem ser utilizadas na indústria têxtil.

Lâmpadas

Separando os componentes metálicos do vidro e dos metais pesados, podem ser reaproveitadas. Obs.: O mercúrio, se liberado, causa graves problemas de saúde.

Aço

Pode ser transformado em tarugos ou folhas de flandres nas indústrias siderúrgicas. Também em embalagens ou produtos metálicos como pregos.

Isopor

Com beneficiamento industrial, pode ser transformado em concreto leve e utilizado, na construção civil, no lugar da pedra britada.

Vidro

Os cacos de uma garrafa podem transformar-se em garrafa nova. No meio ambiente, o vidro demora 1 milhão de anos para se decompor.

Papel e papelão

Com exceção de alguns tipos, como os plastificados, o papel pode ser reutilizado na produção de mais papel, do tipo artesanal ou ondulado.

Plástico

Pode ser processado com serragem e transformado em “madeira plástica". A decomposição no meio ambiente dura cem anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)