Alguns dos órgãos mais cobiçados pelos candidatos não têm data para seleção

Anderson Vieira | 04/04/2017, 10h12

Mesmo sem ter a confirmação de processo seletivo para 2017, algumas instituições públicas continuam despertando a atenção de cursinhos preparatórios e estudantes de todo o país.

Uma delas é a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que formou em janeiro uma comissão de servidores para preparar o próximo concurso. O último foi feito há 11 anos, e o resultado se reflete no quadro de pessoal. Dos 1.056 cargos efetivos existentes, 406 estão vagos.

Bacharel em letras, Adriane Oliveira aguarda com ansiedade a chance de disputar uma vaga no Legislativo do Distrito Federal, atraída pelo bom salário e pela estabilidade.

— Acredito que esteja à frente de muitos outros candidatos, pois venho estudando há dois anos. Uma hora vão ter que abrir o concurso. Enquanto não sai, sigo me preparando — afirma.

Ministério Público

O Ministério Público da União publicou no dia 22 de março no Diário Oficial uma portaria para formar uma comissão responsável pelo próximo concurso da instituição.

Será o décimo concurso do Ministério Público da União para técnicos e analistas. Mas ainda não há datas nem previsão de vagas.

A Câmara dos Deputados também atrai grande número de interessados. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, há uma autorização para concurso expedida por ato da Mesa Diretora em 2014. Todavia, não existe estimativa sobre datas. No Senado, também não há previsão de seleção imediata.

Polícias

No âmbito do Poder Executivo, a Polícia Federal costuma ser uma das opções mais visadas. O comando da instituição informa que é preciso preencher 1.758 vagas de escrivães, agentes, delegados e peritos e que já apresentou um pedido ao Ministério do Planejamento para a abertura de um novo processo seletivo.

Também a Polícia Rodoviária Federal já apresentou um pedido para preencher os quadros. Segundo a entidade, foram solicitadas 1.300 vagas. No primeiro semestre do ano passado, um pedido já havia sido feito para 1.500 vagas, mas foi negado pelo Executivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)