O que muda

Da Redação | 08/06/2010, 00h00

 

Cirurgias por vídeo no tórax

São 26 novas cirurgias cobertas por este método. Para diversas doenças, esse tipo de procedimento é menos invasivo que o convencional, pois não demanda abertura da caixa torácica. 

Exames laboratoriais

Os consumidores terão acesso a mais 17 novos exames, incluindo diversas dosagens de anticorpos para diagnóstico, como o anti-GAD (para diabetes) e exames para avaliação de imunodeficiências primárias.

Exames de genética

Novos exames para orientação do tratamento de alterações cromossômicas em leucemias.

Promoção à saúde e prevenção de doenças

Foram ampliados os números de consultas para nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Entre os exames preventivos, estão o teste do olhinho (para recém-nascidos) e o teste rápido de HIV em gestantes.

Transplante de medula óssea

Procedimento indicado em tratamentos de leucemias e outras doenças hematológicas. O transplante alogênico (de outro doador) é mais uma opção de tratamento, além do autólogo (retirado do próprio paciente), já coberto atualmente.

Saúde mental

O atendimento em hospital-dia passa a ser ilimitado, uma alternativa à internação hospitalar.

Odontologia

O tratamento odontológico fica mais completo com a inclusão de 16 novos procedimentos, como a colocação de coroa e bloco.

Novas tecnologias

Entre os avanços da medicina que deverão ser cobertos pelos planos estão o implante do marcapasso multissitio, utilizado no tratamento de insuficiência cardíaca refratária, o PET-Scan oncológico e a oxigenoterapia hiperbárica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)