Fique livre do "custo da pressa"

Da Redação | 22/10/2007, 00h00

Qualquer compra tem impacto no gerenciamento do seu dinheiro. Na verdade, cada sonho de consumo tem um preço a ser pago no caso da antecipação da aquisição ou um ganho que se pode ter no adiamento da compra. Para que o planejamento financeiro funcione, essa análise deve ser feita diariamente. Ao parar diante da vitrine, encantado por um produto, é preciso perguntar-se:

1 - Ele é realmente necessário neste momento (imagine todas as situações em que irá usá-lo)?

2 - Ele cabe no orçamento deste mês (considere que você pode se encantar com outros produtos ao longo do mês)?

3 - Se a resposta à pergunta anterior for não: em qual mês você pode incluir essa despesa com menor impacto?

4 - Qual a conseqüência dessa compra no planejamento financeiro do ano (considere que você terá outros sonhos de consumo ao longo do ano)?

5 - O produto vale o preço pedido? Você já fez uma pesquisa em outras lojas, na internet etc.?

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)