Para se desenvolverem bem na escola, as crianças precisam de boa estrutura familiar e escolar, de disciplina, desafios, segundas oportunidades, respeito, reconhecimento e compreensão.

- A criança precisa sentir que é amada com a mesma intensidade independentemente de seu desempenho escolar.

- Todos os alunos, inclusive seu filho, podem aprender a estudar melhor a reter mais informações e a tirar proveitos de seus pontos fortes.

- O bom desempenho escolar é assunto para a família toda. Ela deve ser tomada em conjunto por pais e filhos. 

- As expectativas dos pais têm que ser realistas e não podem ser baseadas em padrões idealizados. Bons resultados não são apenas numéricos, mas devem se traduzir em auto-estima, autoconfiança, bom relacionamento interpessoal, capacidade de relaxar e brincar, habilidades físicas e artísticas. 

- O bom desempenho escolar deve ser dissociado do perfeccionismo. Pais não podem exigir demais de seus filhos ou de si mesmos. Um bom desempenho pode ser esperado, desde que aceite as limitações.

- Um grande esforço do aluno deve ser encarado como um excelente desempenho, não importando o resultado.

- Quando algo vai mal na escola, o filho não pode ser tratado como mau, preguiçoso ou burro, mas como uma criança ou adolescente.  

(Baseado no livro Criança nota 10, de Robert D. Ramsey, Publifolha, 2003.)


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