Sintomas

Da Redação | 16/04/2007, 00h00

O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários, como pêlos púbicos, formas arredondadas do corpo etc., e vai até a menopausa.

O estrogênio está envolvido em diversas funções e características do organismo, como textura da pele e da vagina, distribuição de gordura no corpo, equilíbrio das gorduras no sangue (colesterol), fixação de cálcio nos ossos, auto-estima e memória.

Assim, embora algumas mulheres passem pelo climatério sem grandes transtornos ou até sem sentir nada, outras podem sofrer com:

irregularidade dos ciclos menstruais;

ondas de calor: vermelhidão súbita na face e no tronco, sensação intensa de calor no corpo e transpiração excessiva, sentidas por cerca de 80% das mulheres no climatério. Podem aparecer a qualquer hora e muitas vezes são tão desagradáveis que chegam a interferir nas atividades do dia-a-dia;

- suor noturno;

- diminuição do desejo sexual: em geral causado pela reação negativa da mulher às mudanças;

- a vagina sofre alterações: fica mais estreita e curta, perde a elasticidade e o tecido fica frágil. Diminui a secreção e podem aparecer inflamações;

- dor durante o ato sexual: resultante das alterações vaginais;

- aumento da freqüência urinária, às vezes com ardência;

- diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga;

- aumento do colesterol ruim;

- diminuição da atenção e memória;

- insônia, irritabilidade e ansiedade: a alteração hormonal afeta as reações do cérebro; e

- depressão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)