Veja como preparar o lixo para coleta

Da Redação | 25/08/2008, 00h00

Muitas pessoas se perguntam como agir para destinar o lixo doméstico à reciclagem mesmo sem contar com programas de coleta. A primeira coisa é saber o que separar.


• Papel 

Jornais, revistas, folhas de escritório, caixas, papelão etc.

• Vidro 

Garrafas, copos, recipientes.

• Metal 

Latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel-alumínio.

• Plástico 

Garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos. 

Antes de guardar esses materiais, é preciso retirar os resíduos e deixá-los secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínio amassando-as, além de desmontar as caixas. Depois da separação, os materiais podem ser encaminhados aos catadores de rua autônomos, cooperativas de catadores e associações de moradores envolvidas com reciclagem, além de sucateiros, no caso de grandes quantidades.

Mesmo que os materiais não sejam separados de forma tão específica nem destinados à reciclagem por meio dessas entidades, é possível começar a fazer a separação do lixo orgânico daquele que pode ser reciclado adotando duas lixeiras dentro de casa.

Essa medida ajuda os catadores que trabalham nos lixões a aproveitar melhor o material que ali chega e conseguir um bom preço por ele, além de aumentar a quantidade do que será reciclado, diminuindo o volume de lixo produzido. Os sacos de lixo com os materiais – todos limpos e secos – devem estar bem fechados e não conter furos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)