Edição 2014 confirma predomínio feminino

Da Redação | 18/11/2014, 00h00

O resultado do concurso de redação deste ano confirmou o predomínio da bancada feminina. Em 2014, exercerão mandato 19 jovens senadoras. Além disso, as três primeiras colocações no certame ficaram com meninas: Nathalia Lima Janones, de Mato Grosso (1º lugar); Ana Paula Schwengber, de Rondônia (2º); e Maria Jéssica Silva de Almeida, de Pernambuco (3º).

 

As escolas das três primeiras colocadas recebem computadores para uso coletivo dos alunos. Todos os finalistas ganham um laptop, uma medalha e um certificado de participação.

 

Paulo Mohn elogia a tendência de aumento do número de jovens senadoras.

 

— Isso é muito importante diante da discussão sobre a baixa participação das mulheres no Parlamento. A iniciativa acaba incentivando, desde a juventude, o interesse feminino na atividade legislativa.

 

Ao anunciar o resultado do concurso de redação, em 7 de outubro, o senador Paulo Davim (PV-RN), presidente da comissão coordenadora do projeto, celebrou o crescimento da iniciativa e a importância na qualificação do processo democrático.

 

— Eles levam uma semente de cidadania. Todo ano trazemos apenas 27 jovens. Mas, quando eles voltam para seus estados, socializam com seus colegas a experiência vivenciada aqui. Ao longo do tempo, construímos o conceito do Senado Federal e a importância do voto como instrumento de transformação social. É um trabalho de longo prazo, mas vamos colher os frutos lá na frente — avaliou o parlamentar.

 

Os 27 estudantes simularão mandatos de senador. Eles vão eleger Mesa Diretora — presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário — e formarão três comissões temáticas (Gestão e Financiamento da Educação, Assuntos Educacionais e Direitos Humanos e Meio Ambiente). Também vão discutir e votar projetos, tanto nas comissões quanto em Plenário. Os projetos são publicados no Diário do Senado Federal e encaminhados, como sugestões legislativas, para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. As sugestões recebem pareceres dos senadores e, se aprovadas, são convertidas em projetos de lei do Senado. Daí em diante, tramitam normalmente.

 

Pela primeira vez no Jovem Senador, os professores orientadores das redações selecionadas acompanham os alunos na viagem a Brasília e participam de uma programação específica. Também é a primeira vez em que o concurso de redação não estabelece uma idade mínima para participação.

Segundo o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), a mudança na regra se deveu ao apelo de uma estudante do ensino médio, de 15 anos, que escreveu à comissão organizadora pedindo a alteração.

 

Na edição 2013, a atividade dos jovens senadores resultou na apresentação de seis proposições, das quais duas já tramitam como projetos de lei do Senado: a proposta que cria o Programa de Prevenção da Violência na Rede Educacional Brasileira (PLS 251/2014) e a que dispõe sobre a adoção de práticas de construção sustentável em edifícios de propriedade da União (PLS 252/2014).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)