Como pensam os candidatos ao Senado
Da Redação | 31/08/2010, 00h00
| Gilberto de Palma, do Instituto Ágora, no lançamento do questaopublica.org.br |
Os eleitores ganharam uma ferramenta para avaliar se suas ideias combinam com as dos candidatos a senador. O site questaopublica.org.br, lançado em coletiva de imprensa no Senado na quinta-feira, traz um questionário a ser preenchido pelos postulantes ao cargo e também pelo cidadão. Ao final, o sistema compara os dados e apresenta, em percentuais, o nível de coincidência entre as posições do candidato com a do eleitor. Entre as 35 perguntas, há temas polêmicos como aborto, pena de morte, voto obrigatório e adoção de crianças por casais homossexuais.
Todos os candidatos ao Senado — na sexta-feira a lista do TSE trazia 238 nomes considerados aptos — estão sendo convidados a participar pelo Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, organização não governamental e apartidária que criou e administra o site.
— A gente optou pelo Poder Legislativo porque em geral a imprensa dá muito mais destaque a eleições para o Executivo, e a população não tem muita informação sobre as eleições legislativas — diz o cientista político Gilberto de Palma, diretor institucional do Instituto Ágora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)