A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser de três tipos: A, B e C, sendo que os dos tipos A e B são os que mais causam infecções em humanos. As principais características desses vírus é que eles se modificam constantemente (as chamadas mutações) e são os únicos capazes de causar epidemias anuais recorrentes (que voltam depois de ter desaparecido).

A doença é transmitida por meio das gotículas expelidas no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse. Ao contrário do que se acredita, ficar descalço, tomar chuva ou sorvete não faz a pessoa contrair gripe. É preciso o contato com outra pessoa gripada. Um dia ou dois antes de sentir os sintomas (período de incubação) e até dez dias depois de estar gripada a pessoa infectada pode contaminar as outras ao redor.

A gripe atinge pessoas de todas as idades e é muitas vezes confundida com resfriados e outras doenças respiratórias, podendo ser perigosa quando causada por um vírus influenza novo. Nesse caso a doença se espalha mais rapidamente e provoca sintomas bem mais severos. Esse tipo de gripe é chamada de pandêmica, e ocorre a cada 30 ou 40 anos. A gripe dura de sete a dez dias.

Se a pessoa relata estar gripada "há um mês", os médicos garantem que os sintomas são de com-plicações ou outras doenças associadas. Tam-bém não se contrai gripe várias vezes ao ano, mas apenas uma ou, no máximo, duas. Complicações sérias, como sinusite, otite, bronquite, pneumonia e até a morte podem ocorrer em crianças menores, pessoas com mais de 65 anos e pacientes com doenças crônicas. O quadro pode se agravar muito se essas pessoas já tiverem uma doença séria.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin