Responsabilidade pelo desempenho é do aluno

Da Redação | 13/08/2007, 00h00

Assumir a responsabilidade pelos deveres de casa ajuda as crianças a crescerem e a se tornarem adultos responsáveis que cumprem promessas, respeitam limites e triunfam no trabalho. As crianças responsáveis lembram-se de seus compromissos e terminam a tempo os deveres de casa. Podem pedir ajuda, mas geralmente gostam de resolver os problemas por si mesmas.

Para responsabilizar a criança é preciso primeiro retirar a responsabilidade dos pais pela tarefa. Como o objetivo do dever de casa é ensinar o aluno a trabalhar por conta própria, os pais precisam dizer ao filho que o dever é um assunto entre ele e a professora, que ele é responsável pelo seus êxitos e fracassos na escola. Não se deve perguntar se ele tem dever de casa ou ajudá-lo, a menos que ele peça e, ainda assim, apenas indicando o caminho, sem fornecer as respostas. É fundamental, ainda, permitir que a escola aplique as penalidades previstas: a criança deve aprender a ser responsável por suas tarefas escolares por meio da experiência pessoal.

Dessa forma, é preciso evitar lembrar o filho da necessidade de fazer o dever – lembrá-lo repetidamente revela falta de confiança e pode promover a rebeldia, assim como críticas, sermões e ameaças. O aprendizado é um processo de auto-realização e, se a pressão funciona de alguma forma, é temporária. Este é um campo que pertence à criança e por isso os pais não podem responsabilizar-se pelo processo, apesar de desejarem que seus filhos sejam bem-sucedidos..

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)