Tratamento começa com hábitos saudáveis

Da Redação | 13/09/2004, 00h00

 

A prática de exercícios é fundamental no controle e prevenção do diabetes


O diabetes não tem cura, mas, se controlado, permite que o portador leve uma vida normal. Para isso, além do tratamento medicamentoso, é fundamental que o paciente desenvolva hábitos como o controle da alimentação e a prática de exercícios. 

"O tratamento do diabetes é o retorno a uma vida saudável", diz Jane Dullius, coordenadora do Programa Orientado de Atividades Físicas para Diabéticos da Universidade de Brasília (Proafidi), que promove atividades multidisciplinares para diabéticos.

Jane reforça a necessidade de o portador ser submetido a um triplo acompanhamento: por médico, nutricionista e profissional de educação física, que vai avaliar o tipo, a intensidade e o volume do exercício que será eficaz para cada pessoa. "Muitas vezes, a famosa caminhada de 30 minutos não é eficaz, ou então, o paciente simplesmente abandona a prática por não gostar de caminhar", conta.

Cuidados com a saúde podem ainda prevenir o surgimento do diabetes tipo 2. Nesses casos, a obesidade e o sedentarismo são considerados os principais fatores de risco do distúrbio. Pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) aponta que a prática diária de exercícios pode reduzir e, em alguns casos, até eliminar o risco do aparecimento dessa modalidade da doença. 

Além disso, todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) devem fornecer gratuitamente os medicamentos orais mais utilizados e a insulina NPH aos diabéticos cadastrados, conforme informou a coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio Vila-Nova.

As Farmácias Populares, inauguradas em junho deste ano, também oferecem medicamentos para controle do diabetes a custo reduzido. Já existem unidades do programa em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O governo prevê a inauguração de farmácias em Manaus, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Brasília e Porto Alegre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)