Entrevistado deve mostrar segurança

Da Redação | 25/06/2007, 00h00

O processo de seleção normalmente começa com uma entrevista, a sós ou em grupo. 

Antes da entrevista

- Procure saber o máximo possível sobre a organização e sobre o cargo pretendido (funções, responsabilidades, salário etc). Mas, cuidado: não se trata de exibir seu conhecimento ao selecionador, mas de responder às perguntas de forma consistente.

- Outro conceito a ter em mente é que aquele emprego de fazer uma só tarefa não existe mais. Hoje, o empregado precisa saber fazer muitas coisas, ser versátil e ter interesse em melhorar os resultados da empresa.

- Revise com antecedência os pontos fracos de seu currículo. Prepare-se para explicar todos os aspectos dos resultados que você obteve.

- Confirme data, hora, endereço e nome da pessoa que irá entrevistá-lo. Verifique como irá chegar ao local. Você deve comparecer pelo menos 15 minutos mais cedo.

- Simule uma entrevista com um amigo ou pratique em frente ao espelho, usando um gravador e ouvindo-se depois, se for possível.

- Vista-se de acordo com o exigido para o cargo pretendido: nem mais, nem menos. A roupa deve estar limpa e passada, e os sapatos limpos. Atenção aos cabelos e à barba (bem-feitos). Nada de excessos: jóias ou bijuterias, maquiagem e perfume devem ser discretos.

- Tenha seu currículo em mãos.

- Se houver outros candidatos na sala de espera, cumprimente-os normalmente.

- Concentre-se, relembre os pontos positivos do seu currículo e mantenha a tranqüilidade.

Durante a conversa

- Entre confiante e cumprimente o entrevistador, olhe-o nos olhos. Ao sentar-se, mantenha postura firme e segura.

- Pense antes de falar, não fale em excesso e seja específico nas respostas. Acrescente alguma coisa ao que foi perguntado apenas se avaliar que é muito im-portante. Do contrário, limite-se a dar respostas completas so-bre o que foi perguntado. Não comente política, religião ou sua vida pessoal.

- Se não entender uma pergunta ou afirmação, peça sem receio para o selecionador repetir ou explicar melhor.

- Não fale mal de quem quer que seja, muito menos do seu último empregador.

- Quando lhe perguntarem quanto pretende ganhar, informe o valor do seu último salário. Valo-ri-ze suas habilidades, experiência e formação, mas considere a pos-sibilidade de aceitar um salário menor, já que, numa nova empresa, dificilmente você terá o mesmo salário pago pela empresa em que trabalhou muito tempo e fez carreira.

- Mostre com ênfase as suas qua-li-ficações, experiências, habilidades e realizações, mas sem exagerar e muito menos mentir.

- Pergunte sobre as responsabilidades do cargo e o potencial de carreira. Demonstre o seu real interesse em crescer junto com a empresa.

- Se a entrevista for em grupo, tenha em mente que os outros candidatos merecem sua simpatia por-que estão na mesma situação que você.

- Deixe que o entrevistador encerre a conversa.

Depois da entrevista

Espere pelo menos duas semanas antes de ligar para a empresa.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)