O primeiro ano de vida é um dos mais críticos. A curiosidade e a necessidade de se movimentar tornam essencial a proteção em tempo integral ao bebê. Veja as dicas de prevenção:

Banho – Verifique sempre a temperatura da água com um termômetro ou com o cotovelo. Nunca saia de perto da criança, nem por poucos segundos: a simples aspiração de água pode causar problemas. Separe tudo o que for necessitar antes e não se distraia com coisa alguma durante o banho.

Asfixia – Evite cobertores pesados, travesseiros fofos e coloque o berço e o cercado longe de fios soltos, cordas de venezianas e cortinas. Não deixe sacos ao alcance da criança e não permita que o bebê durma com correntes no pescoço ou cordão atado a chupeta.

Quedas – Não deixe a criança sozinha sobre camas, trocador de fraldas, móveis, etc. Não use andadores. Eles podem causar sérias quedas.

Objetos – Não deixe ao alcance da criança alfinetes, agulhas, facas e coisas pequenas como botões e moedas, fáceis de engolir.

Berço – O berço e o cercadinho devem ter grades altas e com espaços pequenos, para evitar que o bebê passe a cabeça entre as barras.

Queimaduras – Não beba líquidos quentes com a criança no colo. Aquecedores, garrafas térmicas e ferro de passar roupa devem ser mantidos fora do alcance da criança, assim como a área próxima ao fogão. Em tomadas elétricas coloque um esparadrapo ou protetor próprio.

Viagens – Transporte a criança no colo apenas se for no banco traseiro do carro.

Escadas e portas – Escadas devem permanecer cercadas e as portas devem ser travadas com um peso ou presilha para impedir esmagamentos.



Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin