Congresso homenageia OCB, que completa 40 anos

Da Redação | 06/07/2010, 00h00

O Congresso Nacional realizou sessão solene ontem para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e os 40 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que presidiu a sessão, o cooperativismo mostra que o desenvolvimento econômico não pressupõe um sistema pelo qual seja necessário alguém perder para que outro obtenha lucro.


¿ Se eu tiver mais lucro está resolvido o meu problema. Mas e o problema do coletivo? E o problema da sociedade? ¿ indagou. 

O secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), lamentou que a adesão ao cooperativismo ainda seja baixa no Brasil. Ele informou que menos de 5% dos brasileiros são associados de cooperativas, enquanto nos Estados Unidos esse percentual é de 30%. Entre os europeus, 40% participam de cooperativas.

¿ O capitalismo favoreceu demais a produção e não deu tanta importância às pessoas. E o cooperativismo é esse caminho, não apenas uma alternativa, que vem fazer com que as pessoas possam produzir não apenas PIB [produto interno bruto], mas também FIB, felicidade interna bruta ¿ disse Paulo Piau.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, defendeu um melhor tratamento tributário e fiscal para as cooperativas. Ele enfatizou que o cooperativismo gera desenvolvimento econômico com justiça social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)