Senadores elogiam papel de interação e transparência
Da Redação | 07/07/2015, 12h00
Desde 2011, a Ouvidoria tem se consolidado como instrumento de participação popular, de exercício da cidadania e controle social. Titular do cargo, Lúcia Vânia comemora os quatro anos de funcionamento do órgão:
— Estou convicta de que temos que continuar desenvolvendo um trabalho sério, para que o cidadão não tenha dúvidas sobre nossa eficiência e credibilidade. Uma pessoa que recorre a uma ouvidoria não pode ficar com a sensação de que foi ouvida, mas não foi atendida.
Para Renan, quando funciona efetivamente, a Ouvidoria permite o exercício pleno da cidadania e auxilia na consolidação da democracia. Ele ressaltou que Lúcia Vânia é credenciada por sua caminhada política a comandar um órgão fundamental para o diálogo com a sociedade.
— A despeito de todas as mudanças em relação ao papel do ouvidor ao longo da história, as funções por ele exercidas continuam sendo de extrema importância para o funcionamento democrático de qualquer instituição. Uma ouvidoria não pode ser um mero diferencial estratégico das instituições. Deve funcionar como parte essencial de sua estrutura, pois é, por excelência, o instrumento da transparência.
Segundo Blairo Maggi (PRMT), o Senado se modernizou com a criação do serviço: — A Ouvidoria é o espaço onde o cidadão pode apresentar as reclamações e reivindicações. Mas esse órgão não coloca as manifestações na gaveta ou no lixo. Ele dá resposta às demandas.
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) elogiou a gestão de Lúcia Vânia:
— Quero parabenizar a Ouvidoria, que vem procurando identificar as áreas que podem ser aprimoradas para que o resultado dos esforços dos parlamentares esteja em sintonia com as aspirações do povo.
Ataídes Oliveira (PSDB-TO) destaca o papel da Ouvidoria para garantir a transparência:
— Ela tem papel fundamental para que esta Casa funcione, de fato, como uma caixa de ressonância da sociedade.
Abrir os “ouvidos” e as “portas do Senado” para a população são os grandes méritos do órgão na opinião de Walter Pinheiro (PT-BA).
— A partir das críticas e sugestões de um olhar criterioso da sociedade civil, o Senado buscou se corrigir — disse Pinheiro, ressaltando que a Casa tem que buscar sempre ampliar os canais de interação com a sociedade.
José Medeiros (PPS-MT) também enfatizou os esforços do Senado para se tornar cada vez mais próximo do cidadão:
— Cada vez mais, o cidadão deseja apoiar-se em instrumentos de democracia como este para aproximar-se do Parlamento. A Ouvidoria é esse elo que une o cidadão e o Parlamento. Portanto, vida longa à Ouvidoria.
Para Lídice da Mata (PSBBA), é cada vez mais essencial ampliar os canais de comunicação e interatividade com a população:
— No Senado, a Ouvidoria tem o importante papel não só de ampliar esse espaço, mas, principalmente, ajudar na comunicação direta entre a sociedade e o Legislativo, contribuindo para fortalecer a democracia.
Contato
Além do Alô Senado, a Ouvidoria oferece outros meios de contato: site, gravação telefônica, carta e urnas no Senado (veja no Saiba mais).
A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, participou do processo de integração do Alô Senado à Ouvidoria, parte de um esforço de modernização da gestão da Casa. Segundo ela, a integração era necessária para facilitar o reconhecimento, por parte do cidadão, dos canais de interação com o Senado.
— O Alô Senado e a Ouvidoria são canais complementares que têm a sua efetividade de atuação bastante melhorada quando atuam em conjunto. É excelente porque mostra que o cidadão está disposto a conversar com o Senado, manter um canal ativo. Funciona como um garantidor da democracia.
Saiba mais
Como entrar em contato com a Ouvidoria
• Alô Senado: 0800 612211
• Manifestação gravada: (61) 3303-1791
• Carta: Senado Federal, Anexo 2, térreo, Ouvidoria. CEP 70165-900, Brasília, DF
• Urnas: Formulários disponíveis nas urnas da Ouvidoria localizadas no Senado
Vídeo com entrevista da ouvidora do Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)